Segundo o publicado pela Revista Superinteressante (Edição Fevereiro 2019), os olhos realmente podem se confirmar como "janela da alma e o espelho do mundo" segundo essa citação realizada por Leonardo da Vinci, mas diante de uma perspectiva singular para a Ciência.
É que os olhos com colorações mais escuras podem 'se confundir' em meio à sazonalidade.
O Distúrbio Afetivo Sazonal
O grau de sensibilidade da retina com relação à luz solar, promove interferências no nível de humor, no equilíbrio emocional. Isto é, a percepção sensorial novamente estaria coligada aos níveis emocionais de regulação, mas dessa vez, enfaticamente, na visão dos indivíduos.
O fenômeno é nomeado de "Distúrbio afetivo sazonal" e foi pesquisado pela Universidade do Sul de Gales, em que provou-se que vários hormônios responsáveis pelo promoção de bem-estar eram liberados pela exposição à luz solar.
Nos períodos de climas nublados, de inverno, o fenômeno estaria a ser privado em todos os indivíduos receptores de baixa luz solar. Mas, naqueles em que a retina detinha uma coloração mais escura essa liberação hormonal se negativa ainda mais e "eleva o prejuízo dos dias nublados acima da média". Uma vez, que tal coloração na retina impedia uma captação satisfatória dos raios solares, menor abertura focal.
header.all-comments